O rejuvenescimento a laser não é mais algo raro e mítico. Hoje em dia, todos podem voltar atrás nos anos que viveram. Porém, nem todas as pessoas possuem informações confiáveis sobre os métodos de rejuvenescimento a laser, por isso cometem erros na escolha do procedimento.
Antes de mais nada, é preciso entender os tipos de procedimentos. Existem dois deles:
ablativo;
não ablativo.
Por sua vez, esses tipos de impactos são divididos em:
sólido (cheio);
fracionário (incompleto).
Talvez à primeira vista esses métodos de rejuvenescimento a laser possam parecer semelhantes, mas isso está longe de ser o caso. Só que o resultado é o mesmo: após tipos de tratamentos devidamente selecionados, a pele fica vários anos mais jovem e realmente fica muito melhor.
O tratamento a laser não ablativo atua nas camadas profundas da pele, aquecendo-as. O impacto da energia do feixe de laser nos fibroblastos faz com que produzam colágeno e elastina em ritmo acelerado. A microcirculação nas camadas da pele também melhora.
Este método é mais eficaz quando:
cicatrizes e danos graves à pele;
erupções cutâneas extensas;
hiperpigmentação e tez irregular;
pós-acne;
estrias.
O tratamento não ablativo baseia-se na operação de um laser de érbio. Devido ao comprimento de onda especial (1550 nm), as camadas superiores da pele não são afetadas, enquanto as camadas inferiores recebem o estímulo necessário para a restauração. Como resultado, a maioria dos defeitos é eliminada.
O tratamento a laser ablativo funciona de maneira um pouco diferente. Este método usa um laser de dióxido de carbono com comprimento de onda de 10. 600 nm. O impacto é realizado não apenas nas camadas inferiores, mas também nas superiores da pele. Usando o método ablativo, a textura da pele é uniformizada e um efeito lifting é alcançado. Aplicável para:
rugas ao redor dos olhos, pequenas rugas faciais;
diminuição do tom da pele;
distúrbios de pigmentação.
Vale ressaltar que o período de reabilitação após esse procedimento será um pouco mais longo, pois ficam expostos maiores volumes de pele do que com o método não ablativo.
Apesar das diferenças, a essência dos dois métodos é a mesma. Usando a energia do feixe de laser, a água da derme é aquecida e literalmente evaporada. Ao mesmo tempo, é lançada a síntese de colágeno e elastina necessárias ao rejuvenescimento.
Exposição fracionada e contínua ao laser
Embora forneçam aproximadamente os mesmos resultados, esses dois métodos apresentam diferenças significativas.
Com o tratamento a laser contínuo, o laser afeta a pele em um grande ponto. No entanto, devido ao risco muito elevado de cicatrizes e aos longos tempos de recuperação, este tipo de tratamento a laser praticamente não é utilizado em nenhum lugar.
Em outro caso, o laser é dividido em vários pequenos feixes que formam uma grade. Assim, o laser, interagindo com apenas 20% da área da pele, consegue um efeito de rejuvenescimento de 100%. Este método é mais moderno e seguro, com seu uso o tempo de reabilitação é sensivelmente reduzido.
Fotorejuvenescimento a laser
Essa técnica de rejuvenescimento, assim como a não ablativa, atua nas camadas profundas da pele. Mas eles não são de forma alguma iguais ou intercambiáveis.
Os melhores feixes de laser "ignoram" quase completamente a derme, mas têm um excelente efeito nas terminações nervosas da pele, que dão ao corpo um sinal para renovar as células. As rugas finas desaparecem, o tom da pele é restaurado.
No fotorejuvenescimento a laser, são utilizados dispositivos como KTP (comprimento de onda 532 nm) e ND: Yag (comprimento de onda 1064 nm). Graças a esses parâmetros, a radiação laser é perfeitamente absorvida pelas moléculas de hemoglobina e melanina, responsáveis pela pigmentação da pele. Ao mesmo tempo, as moléculas de água praticamente não aquecem. Por estas razões, o fotorejuvenescimento a laser é uma ferramenta extremamente eficaz na correção da cor da pele e no combate às redes vasculares da mesma.
Esta técnica não requer longo período de reabilitação e anestesia.
Finalmente
Cada método de rejuvenescimento da pele a laser possui características próprias que influenciam muito o resultado final. É necessário selecionar cuidadosamente uma técnica para que o rejuvenescimento não seja apenas fácil e eficaz, mas também um processo seguro.
É importante saber que alguns cosmetologistas não divulgam ao cliente todas as características desse procedimento e escolhem um aparelho para tratamento a laser com base no princípio "o que está disponível". Para evitar isso, você deve entrar em contato com especialistas experientes e com experiência que se comprovaram positivamente durante todo o período de trabalho.